Normas para submissão de artigos

O autor deverá ser pós-graduado em nível de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado em Direito ou áreas afins.

O artigo poderá ter autoria compartilhada. Em caso de coautoria, aceitam-se autores com nível de Especialização, desde que em parceria com mestre, doutor ou pós-doutor. Admite-se também a submissão de artigo de autor apenas graduado, desde que em coautoria com doutor.

Os artigos deverão ser inéditos, originais e versarem sobre temas de Direito do Trabalho e campos correlatos de conhecimento.

Aceitam-se artigos em língua estrangeira.

A Comissão de Documentação e Memória levará em conta, como critérios avaliativos, a relevância temática e inovadora do artigo bem como a sua adequação a parâmetros de qualidade, objetividade e coerências textuais.

Não serão aceitos artigos com conteúdo semelhante em quase sua totalidade ou mesmo idêntico a outros textos publicados pelo mesmo autor em outra publicação, ainda que com título diferente.

Os artigos deverão ser apresentados em arquivo eletrônico, formatados de acordo com as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em formato Word, com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas (não incluídas as referências bibliográficas), obedecendo às seguintes configurações:

  • tamanho do papel: A5;
  • margens: superior: 2,2 cm; inferior: 3 cm; esquerda: 1,7 cm; direita: 2 cm;
  • cabeçalhos e rodapés: cabeçalho 1,3 cm; rodapé: 2,2 cm; alinhamento vertical: superior;
  • fonte: Times New Roman;
  • tamanho da fonte: 11;
  • espaçamento: simples;
  • recuo do parágrafo: 1 cm;
  • título no idioma do texto em português e em inglês, em caixa alta e negrito;
  • nome do autor em caixa baixa/negrito, alinhado à direita e com três espaçamentos após o título e três antes do início do texto e indicação em nota de rodapé com a respectiva titulação, filiação institucional, indicação do currículo Lattes, ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) e e-mail;
  • resumos em português e em inglês (abstracts), em fonte tamanho 10, com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) linhas, e três espaçamentos abaixo do nome do autor;
  • palavras-chave em português e keywords em inglês, em número máximo de 4 (quatro) expressões cada, logo abaixo do respectivo resumo/abstract;
  • início do texto três espaçamentos após as keywords;
  • subtítulos em caixa baixa e negrito, sem recuo, em numeração arábica, e com 1 (um) espaçamento anterior e outro posterior;
  • citações com mais de três linhas: fonte tamanho 10, recuo de 3 cm (início de parágrafo) e 2 cm (demais linhas); tais citações não devem ter espaçamento diferenciado em relação ao corpo do texto;
  • citações com até três linhas não devem ser destacadas do corpo do texto;
  • as referências às citações devem ser do tipo autor/ano/página, entre parênteses e separados por vírgula [por exemplo: (Delgado, 2017, p. 52)] no próprio corpo do texto e não em nota de rodapé, devendo todas serem arroladas de maneira completa ao final do artigo na seção “Referências”;
  • notas de rodapé devem ter tamanho 10 e espaçamento idêntico ao corpo do texto.

Os autores serão responsáveis exclusivos pelo conteúdo expresso em seus artigos.

Não serão devidos pecuniariamente direitos autorais ou qualquer outro tipo de remuneração pelos artigos publicados na Revista do Tribunal Superior do Trabalho, independentemente do tipo de mídia em que ocorra a publicação.

O envio de artigo não configura obrigatoriedade de sua publicação, a qual é decidida unicamente pelos Ministros membros da Comissão Permanente de Documentação e Memória do TST.

Maiores esclarecimentos acerca da submissão de artigos podem ser obtidos por meio do endereço eletrônico revista@tst.jus.br, ou, de segunda a sexta-feira, das 7 h às 19 h, pelos telefones +55 61 3043-3056 (manhã) / +55 61 3043-4756 (tarde).