Processo de avaliação pelos pares
Processo de avaliação pelos pares
O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista do Tribunal Superior do Trabalho é caracterizado pelo sistema de tipo duplo-cego por pareceristas. Os pareceristas são doutores em Direito, com produção científica relevante. Foram observados, na escolha do Corpo de Pareceristas, critérios de gênero, raça, diversidade de áreas de pesquisa e representatividade regional. A maioria dos pareceristas é do campo do Direito, incluindo Trabalho, Previdência e Processo, mas há também nomes da Economia do Trabalho, da Sociologia do Trabalho e da História do Direito, que podem atender em caso de submissões de artigos com esse perfil.
Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o Direito ou Processo do Trabalho, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante ficha avaliativa pré-definida fornecida aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até duas semanas, sendo que, ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.
Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:
- Aprovado
- Aprovado desde que feitas alterações no texto
- Não aprovado
Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, o prazo de uma semana para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.