Código de Conduta Editorial Ética

A Revista do Tribunal Superior do Trabalho tem o compromisso com a ética e a qualidade na publicação de textos, apoiando padrões de comportamento ético desejado para todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico, quais sejam o Editor (Presidente da Comissão Permanente de Documentação e Memória), os Ministros integrantes da Comissão, os Pareceristas, o Conselho Editorial e os Autores.

Editor

O editor do periódico, presidente da Comissão de Documentação e Memória, é o responsável por decidir de forma definitiva quais dos artigos submetidos à Revista devem ser publicados, após a análise feita por pareceristas. O editor pode consultar os demais ministros da Comissão de Documentação e Memória, os pareceristas ou o Conselho Editorial na tomada de decisões.

O editor, membros da equipe editorial e pareceristas devem abster-se de divulgar a terceiros qualquer informação sobre um original submetido à avaliação.

O editor deve se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

Parecerista

O parecerista deve tratar como confidenciais todos os textos que avaliar.

Os relatórios do avaliador devem ser conduzidos de forma objetiva e imparcial, e o parecerista deve expressar suas argumentações em sólidas bases empíricas e teóricas.

Informação privilegiada ou conhecimento obtido através da avaliação pelos pares devem ser mantidos em sigilo e não utilizados para proveito pessoal do parecerista.

O parecerista não deve avaliar originais nos quais tenha algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

Conselho editorial

Cabe ao Conselho Editorial o papel de corpo auxiliar do Editor e da Comissão Permanente de Documentação e Memória na formulação da política editorial bem como na manutenção da qualidade global da publicação.

Os membros do Conselho Editorial são escolhidos pelo Editor com a colaboração dos demais membros da Comissão Permanente de Documentação e Memória.

Autor

O autor deve garantir que seu texto seja original e inédito.

O autor deve pautar-se pela ética, assegurando que seu texto não veicula preconceito de qualquer natureza.

 

Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier e do Cope Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas.