Gamificação
ferramenta utilitarista aplicada à relação de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.70405/rtst.v90i4.107Palabras clave:
Competição, Controle, Jogo, MetasResumen
A aplicação da gamificação no ambiente de trabalho tem se destacado como uma estratégia inovadora para aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários. Ao incorporar elementos de jogos, as empresas objetivam transformar tarefas rotineiras em atividades mais envolventes e desafiadoras, ao mesmo tempo em que fiscalizam e controlam a relação de trabalho. Nesse contexto, a pesquisa que se desenvolveu sob o método dedutivo crítico, objetiva analisar essa abordagem sob a ótica utilitarista, já que a teoria se compassa com a ferramenta que busca o maior bem para o maior número de pessoas, gerando resultados positivos para os empregadores e, em tese, para os empregados. Observou-se que a gamificação promove um ambiente de trabalho mais produtivo, todavia nem sempre mais agradável, já que objetivando maximizar os benefícios coletivos da empresa pode gerar exaustão e competição excessiva.
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